1

Terapia escrita

Posted by Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sheila Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ on 16.11.08

Kim McMillen & Alison McMillen escreveram:
"Quando me amei de verdade, passei a derramar meus sentimentos nos meus diários. Esses parceiros adoráveis falam a minha língua. Não precisam tradução".

Escrever sempre foi uma paixão. Talvez, por que seja um dos raros momentos em que largo mão do controle, de uma forma absurdamente segura.
Kim e Alison têm toda razão. Tenho um arquivo batizado de "diário eletrônico", guardado a sete chaves...digo senhas. Nele, despejo todas as minhas alegrias, revoltas, vitórias, dúvidas, mágoas, arrependimentos. Nele, grito palavras que jamais falaria em voz alta. Nele, desabafo, xingo, satirizo, dispenso todas as máscaras. Nele, destilo a raiva que antecede qualquer discussão, livrando minha alma de tudo que é emoção desnecessária e focando apenas no ponto certo. Nele, registro perguntas que não querem calar... incrível como todas são respondidas no tempo certo. Perdi a conta das vezes em que estava perdida, e, ao escrever, todas as peças foram devidamente encaixadas. Muitas das grandes reviravoltas que ocorreram na minha vida, começaram a ser moldadas através de frases desconexas, que foram tomando forma e ganhando voz com o passar do tempo. Talvez a escrita seja como um útero: uma fonte segura que me alimenta, até que todo o meu corpo e alma estejam alinhados e prontos para nascer.
É libertador você escrever sem qualquer tipo de amarra. Sem ter medo de ser julgada, mal interpretada, confrontada. Sem ter que explicar sentimentos que você mesma sequer entende. Sem ter que pisar em ovos para não magoar ninguém. Clarice Lispector já dizia: "Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo."
É uma forma eficaz de auto-conhecimento. Perdi a conta das vezes em que me diverti ou surpreendi com a Sheila de 10, 15 anos atrás. Talvez porque hoje consiga entendê-la melhor, e, nutra por ela uma profunda empatia.
Logo, escrever não é novidade para mim. A grande inovação deste blog é abrir algumas divagações despretensiosas para outros olhos além dos meus.
Mudanças são traumáticas!? Hummmmm... chegou a hora de reprogramar essa crença arraigada nos meus alfarrábios desde minhas primeiras anotações. Que a partir de hoje, as palavras desconexas comecem a fazer a sua mágica...


1 Comments


Olá, amiga!

Estou impressionada com minha assiduidade de visita ao seu blog. Nos últimos tempos, visito o Orkut uma vez por semana (e olhe lá!) e não vejo todos os e-mails diariamente... considere prova de minha admiração! Pura tietagem! hehehe!

Quanto ao diário, entendo plenamente o que você diz e tenho muita vontade de começar o meu... só falta atitude!

Abraço bem apertado da "amiga-tiete"

Lu.

Copyright © 2009 Rasgando o verbo nas entrelinhas... All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.