4

Chover ou não chover

Posted by Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sheila Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ on 21.11.08

Minha terra natal, Joinville, é a cidade dos príncipes, das flores, das bicicletas... e da chuva! Todo mundo sabe que, para chegar em Joinvacity, é só seguir "toda vida reto" e virar na primeira nuvem à direita (não "essa direita"... a outra... "ô mo deuso", me conhecendo é fácil: se eu mandei "virar pra lá", "vira pra cá" e pronto). Se começou a chover na segunda, pode contar, com um pouco de sorte vai no mínimo até domingo (com azar, conta aí umas duas semanas). Tá louco, e eu lá sou sapo para gostar de tanta água?

Sem sombra de dúvida, quando me mudei de mala e cuia para Florianópolis, esse detalhe não passou despercebido: a ilha da magia é o oposto, reluz como ouro, é puro sol. Ahhhh que ma-ra-vi-lha! Acordava pela manhã, e lá estava ele: o sol. Hummmmm, ia almoçar, e quem estava a me espreitar pelo calçadão, lindo, imponente, todo luz? O soooolllllll... uhuuuuuu! Fim de tarde, indo para casa, perdida em pensamentos sobre a ponte, curtindo aquele marzão azul, quem me fitava no horizonte? Quem? Quem? Soooooollllzãaaaooooo, se preparando para dormir e explodindo num espetáculo de cores. A noite (não gracinha, o sol não aparecia... dãaaaaa), aquela lua escancarada refletindo no mar... estrelas brilhantes cintilando... tudo contribuia para embalar os sonhos e devaneios dos meros mortais.
Final de semana? Praia e, claro, muito soooollllll... yessssss!!!!! Isso é que era vida, Floripa realmente fazia jus ao seu hino... um pedacinho de terra perdido no mar (e escoltada pelo sol por todos os lados).

E assim foram passando as horas iluminadas... os dias ensolarados... os meses brilhantes... os anos ofuscantes... e... GENTE! Peraí um pouquinho: pelo amor de Deus, assim não dá, é muita luz, nem sou tão iluminada assim, hellooooooo São Pedro esqueceu de mim, larga Joinville um pouco e trás o pinico pra cá. Credo, será que não chove nesta terra? Tá louco, e eu lá sou lagarto para gostar de tanto sol? Minha pele já está ficando com ares daquela técnica que a minha mãe usa no artesanato dela: craquelê.

Verdade seja dita, chover até chovia... mas, ao estilo ilha da magia: mal o pingo chegava na calçada, já batia o tal do "vento sul" (unf, aquele ¶¢£©§¥º¿ØÐÒÒ) e levava as nuvens negras, carregadas e lindaaaaassss embora. Juro, não chegava nem a dar cheirinho de terra molhada. Eu já tinha em casa o kit chuva: deixava livro, cobertor, chocolate, chinelo macio, tudo dentro de uma caixinha, sempre a mão. Quando o primeiro pingo desabava, eu me jogava com o kit todo no sofá. Mas...não dava certo. Dava tempo para: ou abrir o livro, ou me enfiar embaixo do cobertor, ou abrir a embalagem do chocolate, ou colocar o chinelo. Tudo junto nem pensar, porque o sol já estava lá, a postos, amarelão que só ele, zombando da minha cara de tacho (vento sul desmancha prazer). O negócio era colocar o cd "som das chuvas", aumentar o volume, fechar a janela (e o "blackout") e... fingir.

Ahhhh seres humanos, eternos insatisfeitos. Praia e sol? Arrggghhhhhh... Comecei a sentir saudade daquela chuvinha batendo na janela, do borbulho da água escorrendo da calha, do cheiro de capim molhado, da lamentação suave das nuvens carregadas. E a trovoada reboando nos céus então? Nooooossa, fazia décadas que não ouvia.
Fala sério, você há de convir que ler um livro, jogada no sofá, ouvindo a melodia da chuva crepitando na janela, é um prazer inenarrável. Comer bolinho de banana com café bem quente, contrastando com o friozinho da chuva fina então? E namorar tendo como pano de fundo a chuvinha? Coisa de outro mundo...

Mas, como diz aquele famoso jargão: cuidado com o que deseja, pois... você pode conseguir!
E, cá estamos, em plena ilha da magia, no décimo terceiro ou quarto final de semana seguido de chuva. Durante a semana é um misto, chove, dá sol, e assim vai, se arrastando.
Ok Deus, o Senhor venceu. Sei que São Pedro administra a coisa, mas achei melhor falar direto com o "big boss". Puxa Deusinho, nós dois temos uma relação tão saudável (eu peço e o Senhor obedece... típico casamento perfeito). Lembra aquela vez que pedi para ganhar na mega sena sozinha? E quando estava na fase dos ovni´s e implorei para ser abduzida por um ET com a cara (e corpo) do George Clooney? E a oração básica para descobrirem a fórmula de um chocolate que não engorda, não dá espinha e nunca acaba? Pois é... o Senhor NUNCA me atendeu... tô achando que mereço um prêmio de consolação Papai do Céu.
Assim, nem ao céu, nem ao inferno, por favor, eu quero é equilíbrio. Não quero virar um lagarto mofado, muito menos um sapo estorricado. A fórmula é bem simples: joga Joinville e Florianópolis dentro de um tanque, bate bem, aperta, sacode e pronto... teremos a fórmula da felicidade. Sol e chuva de mãos dadas, brincando serelepes pelos nossos dias, nos brindando com sua presença de forma equânime (ieba, li essa palavra esses dias e tava louca pra usar... tava difícil enfiar a bichinha neste texto).
Entendeu? Puxa Pai, até parece que estou pedindo para criar o mundo em sete dias...

Quer saber: estou desconfiada que Deus é geminiano e São Pedro... bipolar ;-).


PS1: Janini, estou adorando seus comentários. E, respondendo sua pergunta, todos os sites em que estavam publicados os textos da Martha foram desativados.. tinha no "terra" (reproduzidos no livro "Montanha Russa") e no jornal "o globo" (reproduzidos no livro "Coisas da Vida") :-(. Atualmente, só estou acessando o Jornal Zero Hora, onde ela publica uma coluna na quarta-feira e no domingo. Beijocas!


PS2: Hoje estou na cidade da chuva... hehehe... logo, postei ontem e estou testando a tal postagem pré-datada. Vamos ver se funciona direitinho.

4 Comments


Bom dia!!!
Quanta honra meu nome constar em seu post! Obrigada pela resposta. Gosto muito da Martha, pela sua forma simples de escrever, mas sempre com palavras que nos fazem refletir algo, palavras que nos acrescenta e que nos faz parar e rever nossos conceitos sobre a vida e as pessoas. Tenho essa mesma opinião dos textos do Arnaldo Jabor, vc gosta dos textos dele? Posso te confessar que quando recebia e-mail com textos deles e até mesmo do Mário Quintana, deixava eles na caixa de entrada pra ler depois e acabava não lendo nunca por achar muito longos e sem aquelas animações feita em pps, porque essas nos chamam a atenção. Até que um dia resolvi limpar minha caixa de entrada, mas não apagando tudo sem ler os e-mail deixados pra trás, mas sim lendo um por um antes de excluir, e não é que foi assim que li todos os que tinha dos dois. Simplismente maravilhosos cada um deles!!! E agora quero recuperar o tempo perdido, quero ler todos os textos deles sem exceção, por isso te fiz aquela pergunta!!!
Continua...


Comentando sobre o seu post... Que inveja sua sabia??? Morar em Florianópolis é tudo de bom, é tudo que eu queria!!! Passei a minha lua de mel aí, foi em Janeiro/2008, mais exatamente nas praias de: Ingleses, canasvieiras, praia mole, Jurere, ponta das canas, lagoa da conceição, Joaquina, entre outras... Foi aí que passei os dias mais felizes desse ano, foi aí também que comi o melhor camarão na moranga que pode existir, não tem em igual em lugar nenhum, até tentei encontrar, mas não achei. E as pessoas, que gente feliz e animada, que atendimento nos restaurantes, sem comparação!!! Só não gostei de uma coisa, ter que voltar pra casa!!!
Acho que vc tá reclamando de barriga cheia, essa cidade é maravilhosa faça chuva, faça sol!!! Vem pra Porto Alegre pra vc ver a diferença, vai querer voltar correndo pra FLORIPA!!!
Bjus
Janini


Oii! Entrei na febre dos blog, gostei da idéia e criei um para mim. O endereço é: http://vivendoumdiaaposooutro.blogspot.com/
Mandei vários comentários hj pra vc, mas acho que não recebeu, porque não foi cópia pro meu e-mail e não aparece aqui, será que não salvou, que dogra, escrevi um jornal e nem copiei pra mim, pra mandar de novo!!!
Vamos tentar com este, pra ver se vc recebe!!!
Bjus
Bom findi!!!!


necessario verificar:)

Copyright © 2009 Rasgando o verbo nas entrelinhas... All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.