7

Nota de rodapé...

Posted by Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sheila Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ on 25.2.09


Era uma vez duas histórias de vida correndo paralelas. Cada qual com sua própria trama, palavras sonhadoras intercalando angústias, vírgulas de emoção dividindo desertos, pontos de exclamação lardeando fantasias. Perdida nas entrelinhas jazia a incessante busca por outro autor, disposto a firmar parceria e colorir com seus momentos a rotina das páginas amareladas pelo tédio da solidão.

De repente elas se encontram. Seus temas guardam harmonia e similitude. Os olhares se cruzam, os sinais disparam, os pulsos aceleram descompassados. Espíritos que se reconhecem, juras eternas lançadas ao vento, lábios que se saciam, corpos que ardem uníssonos. Dançam ao som do enamoramento e no altar do sentimento prometem escrever juntos
uma única história de amor, serem fiéis à gramática do coração, na saúde da semântica e na doença da forma, na riqueza do vocabulário e na pobreza da interpretação, respeitando a fragilidade do início e evitando o desgaste do fim.

Brindam essa nova fase com a taça do comprometimento, e guardam cada qual na gaveta secreta de seu ser, o encarte celibatário até então editado. Selam essa intenção com um volume novo, encadernado com o frescor das promessas, recheado de folhas em branco clamando para serem preenchidas a dois, com enredos variados, fecundidade de detalhes, memórias coloridas, comemorações gravadas em nanquim, emolduradas por fotografias eternizando paisagens afetivas.

Os anos galopam impiedosos, alheios a fogosidade da intenção, comprometendo severamente com seu trote rude, a altivez da concordância. Sujeito e predicado não mais dividem a mesma oração, sequer conjugam o verbo no tempo certo. Os capítulos passam a ser escritos de forma desconexa, marcados pela hipérbole da exasperação e pontos de interrogação precariamente articulados. Os personagens se perdem no idiomatismo deficiente, trocando farpas veladas, até caírem na vala comum do evitamento. Dão vazão aos seus próprios desatinos dividindo a mesma obra, mas, em títulos desenvolvidos separadamente, cada qual com protagonista, ritmo e direção específicos. Os textos carregados de aventuras conjugadas são substituídos pelas linhas em branco dos versos não declamados, reticências dos poemas ditos sem excitação, infertilidade das narrativas desprovidas de comoção e saturadas de mágoa.

Pouco a pouco o hiato que separa cada parágrafo consome a maior parte da página e o romance segue agonizando por falta de métrica. A medida que a distância se agiganta e a realidade desponta cruel cobrando seu preço, o divórcio dos votos sagrados proferidos no berço da paixão se torna inevitável, encerrando a fábula através de um parco e sofrido epílogo, sem direito a bibliografia. Passado o luto pelo futuro projetado em expectativas que não encontraram solo fértil na literatura da existência, é hora de vasculhar com vontade os recônditos da alma em busca do livro pessoal outrora jogado num canto empoeirado do esquecimento. E cada qual retoma as rédeas de seu destino e reassume a autoria de sua própria crônica.

E um, que era a razão de existir da história do outro, deixa de ser o personagem principal nesta nova etapa, para virar, com sorte, uma mera nota de rodapé...

7 Comments


Sheila,

Adorei seu espaço. Amei este texto, tão criativo e com uma sensibilidade impar. Agora estarei sempre por aqui.


Oiii..
A Andréia do blog Além dos desejos me mostrou as suas fotos lá no orkut, adorei as montagens que você fez e gostaria de saber se fez elas em algum programinha especifico ou achou algum editor de fotos na internet? Amo fotos e gostaria de aprender a fazer montagens com elas... esse ano pretendo me especializar no assunto, mas enquanto isso ainda não acontece gostaria de dicas suas!!!
Ahhh!!!! E aquele labrador, que lindo, amooo labradores!!!
Bjus
Janini


Gostei muito do seu blog também!
Muito obrigada pela visita! Apareça sempre que puder, serás muito benvinda!
Paz!
Bj,
Talita.


Sheila

Presente bom descobrir você, seus textos, esse seu espaço bacana.
Fiquei encantada com o que li. Com o seu jeito bonito, fluido, sensível, de dizer. :)

Beijos,
Ana


Oiii,
Valeu a dica... vou experimentar este programinha então!!!
Bjus
Janini


Sheila

Impressionante a forma como você descreve a relaçao, antes fluída e desejosa, depois.. bem, depois já nao tao fluída, excitante e desejosa como antes, mas, lembre-se: sao as oportunidades que a vida nos dá de recomeçar.

Imaginas se nao existisse a possibilidade de recomeçar? ter de ficar numa relaçao exasperante e infeliz?

Recomece e acredite, sempre vale a pena acreditar que podemos encontrar e ser mais felizes do que um dia fomos.

beijos

Patifa


E não é mesmo que coisas ou pessoas tão importantes em outro momento podem virar apenas uma nota de rodapé, quando muito? E nós também acabamos por ser isso.
Bjinhos

Copyright © 2009 Rasgando o verbo nas entrelinhas... All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.