3

Caminhar cedo revigora

Posted by Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sheila Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ on 19.1.09

Todo mundo sabe que a globalização está cobrando seu preço. Corremos cada vez mais atrás do prejuízo. São cursos de especialização para nos mantermos ativos num mercado feroz e competitivo. Hoje, não mais basta uma pós-graduação. Temos que fazer mestrado, doutorado e pós-doutorado. Não são poucas às vezes em que estamos correndo, mais por força do hábito, do que realmente por perseguir algum objetivo. Ficar parado, hoje em dia, gera culpa!

E, como não adianta a mente estar presa numa máquina que não funciona direito, temos que manter o corpo em forma. Revistas, médicos, especialistas, todo mundo alardeia que, além de uma alimentação balanceada (não tem erro: tire tudo o que é gostoso do cardápio!), exercícios físicos são vitais para nos manterem no páreo. E, salvo melhor juízo, o "crème de la crème" parece ser a tal caminhada. Se for de manhã cedo então, o efeito é garantido pelo PROCON. Como moro na ilha da magia, e tenho disponível um parque maravilhoso no meu próprio bairro, praticamente a beira-mar, beira-ponte e beira-sol, fui influenciada por meu namorado amado a compartilhar desta natureza que, pelo que ele diz, nos convida ao deleite.

Como é difícil sair cedo do escritório (já disse que sou advogada, estressada e sedentária?), decidimos que o melhor (???) horário seria: acordar as 06:45h, e sairmos de casa as 07:00h, caminhando até as 08:00h (eu devia estar possuída quando aceitei esses termos). Plano maravilhoso (na teoria!).
Quem me conhece um pouquinho, sabe que não sou uma pessoa matutina. Apesar da tentativa de todas as novas pessoas que aportam na minha vida (que ainda não conhecem meu passado pregresso) de tentar violar o meu sagrado relógio biológico, nunca fui adepta de acordar cedo... e nunca serei!

E, ao que tudo indica, o universo adora brincar comigo, porque colocou ao meu lado, uma pessoa deliciosamente matutina. Meu amor já acorda na pilha, cheio de sorrisos, piadas e beijos. Uma tortura para alguém que não consegue pegar no tranco antes das 10:00h. Daí começa o suplicio. Ele, todo empolgado, nem bem caminhou 02 semanas, e já quer alterar o horário: “que tal acordar as 06:15h e sair as 06:30h?”. NEM MORTA! Defendo meus minutos de sono com o mesmo afinco que o BOPE: é matar ou morrer! Acordo no milésimo de segundo exato e, absurdamente necessário. Se precisar, fico sem comer, sem beber, sem qualquer coisa que me tire antes do tempo do convívio da minha amada cama.

De pé (bem, maneira de dizer...) as 06:45h, inicio o ritual mecânico de colocar um agasalho e descer para irmos ao Parque. Note: o fato de eu caminhar, não necessariamente significa que estou acordada. Será que é tão difícil assim de entender essa máxima? O percurso da minha casa até o parque, já é uma caminhada e tanto (pelo menos para mim). Agora imagina fazer esse percurso ao lado de uma pessoa que mistura traços da “formiga atômica” com trejeitos do “grilo falante”? Meu ♥amor♥ (já disse que adoro você hoje?) vai tagarelando e pulando, todo eufórico e feliz, desde a saída do apartamento, até a primeira volta na pista (onde, então, nos separamos). E fala dos pássaros que cantam (ahhh, se eu tivesse um estilingue... &%@@*??^), do sol maravilhoso que começa a despontar (maldita previsão do tempo que jurou que iria chover! &%@@*??^), do céu azul (onde está a trovoada quando se precisa dela? &%@@*??^). E, tudo que eu consigo pensar, são maneiras e maneiras perversas e cruéis de fazer uma pessoa ficar de boca fechada. O tal do “microondas” usado no filme “Tropa de Elite” é fichinha perto do meu arsenal criativo!

Mas, tudo bem! Tudo pelo amor e saúde! Caminho uma hora, no MEU ritmo (enquanto ele corre umas 10 voltas eu me arrasto por 2... bem, 1,5). Voltamos para casa, e depois de um belo banho, nos colocamos rumo ao trabalho. Agora vem minha pergunta: onde diabo está a tal disposição alardeada? Tudo que consigo sentir é sono. O tico e o teco estão amortecidos, a tal ponto de eu jogar a bala no lixo e comer a embalagem. Por conta deste quadro fatídico, faço uma paradinha estratégica antes de iniciar o batente. Ato contínuo, chego no escritório e todo mundo nota que estou animada, ativa, numa felicidade só.

- Nossa Sheila, a caminhada está fazendo milagres!

Ao que respondo não escondendo o entusiasmo: - Amém!

Mal sabem eles que o que injetou ânimo neste corpo cansado, foi uma espumosa, irresistível, saudável, incomparável xícara de café expresso, que não apenas exercita todos os sensores do meu corpo, como ainda ativa cada neurônio da minha mente! O exercício sublime de levantar uma caneca fumegante até os lábios, deveria ser indicado pelo Ministério da Saúde.

A caminhada matutina, sentindo a brisa do mar, aspirando sol por todos os poros, apreciando as flores e pássaros, por certo revigora não só meu corpo, mas, também, minha alma. Por isso mesmo, agradeço a Deus pela natureza: principalmente, pelo cafeeiro!
Amém!

PS1: Esse texto eu escrevi na nossa fase saúde. A do meu amor durou alguns meses. A minha? Bom, acho que umas 2 semanas, sendo que eu caminhava 1 dia, e ficava de molho por 2 ou 3, na tentativa de me recuperar :-)
PS2: Parei de caminhar, mas continuo levantando copos de café expresso diariamente :-)
PS3: Essa preguiça está novamente com os dias contados. Resolução de ano novo: voltar a caminhar! (afeee... essa resolução me acompanha há décadas... sai do meu pé chulé :-).



Le Café

3 Comments


Ler teus textos sempre é um prazer. Desde o querido texto sobre a Meg não morrer em cidade dos Anjos que posso dizer. Isto.
Tem coisas que a gente não deve tentar mudar mesmo. Horários de sono com certeza é uma delas. Eu levanto hoje em dia para caminhar as 4:30. Ninguém me convence que dormir mais faz bem a saúde... Você provavelmente concordaria, hehe.

beijão,

Serjão


Acabei de adicionar seu feed para meus favoritos. Eu realmente gosto de ler seus posts.


Meu vizinho e eu tinha sido simplesmente debater este assunto específico , ele é normalmente em busca de me mostrar incorreta. Sua opinião sobre o que é grande e exatamente como eu realmente sinto. Eu só agora enviei-o este site para indicar -lhe o seu próprio ponto de vista . Depois de tentar mais de seu Web site I e livro marcante e pode estar vindo de novo para ler os seus posts novos !

Copyright © 2009 Rasgando o verbo nas entrelinhas... All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.