2

Acho que estamos precisando

Posted by Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sheila Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ on 19.12.08


Propaganda Claro Compartilha Completa

1

Casulo

Posted by Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sheila Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ on 8.12.08

Há dias em que nos sentimos estrangeiros em nossa própria terra.  É como se uma nuvem negra que aos poucos se formava ao longe, fosse lentamente cobrindo e mudando toda o panorama. Até mesmo o sol que reluzia formoso no céu da nossa existência, se encolheu num canto qualquer, ante a imponência da gélida temperatura que passou a imperar.

E neste novo cenário, o canto dos pássaros se calou, o aroma das flores se perdeu na umidade, os rios tornaram-se traiçoeiros e o silêncio passou a imperar até mesmo em nossos pensamentos. No fundo sabemos que aquele local não mais voltará ao normal e que devemos seguir em frente, em busca de novas paisagens. Porém, um som tímido teima em nos seduzir, incentivando a procurar um esconderijo e ali pousarmos até que tudo enfim se regularize. Só que somos obrigados a nos rendermos diante da realidade que se desnuda a nossa frente, pois até os locais que sempre nos serviram de refúgio se tornaram inóspitos. E descobrimos perplexos que a voz que nos falava  era a covardia, capciosamente travestida de esperança.

Passamos os olhos marejados por toda aquela devastação, buscando em vão ao menos um ponto seguro, e acabamos paralisados numa luta inócua contra a impotência que começa a tecer suas garras sobre nosso coração. Queremos parar só por um instante, um minuto apenas para sentir o velho e conhecido aconchego, mas tudo nos empurra para a frente. Porém, de forma a acelerar o ritmo devemos seguir mais leves, e somos obrigados a largar parte da bagagem que nos acompanhou até então... alguns sonhos de criança... mágoas antigas... ilusões... castelos desfeitos... padrões... Enfim, todas as peças que não mais pertencem a nossa essência, pois perderam ao longo do tempo todo o significado e passaram a apenas ocupar precioso espaço.

E vamos seguindo contrariados, confusos, a passos lentos, perguntando a Deus secretamente porque tanta escuridão. E em resposta, um pequeno sopro de calor invade nosso peito e revitaliza nossa energia vital, e intuitivamente temos a certeza de que novos - e melhores - tempos nos acolherão no momento certo. E, embalados por esse prenúncio nossos olhos buscam de relance outro foco, e encontram ali mesmo naquele ambiente rude, uma lagarta se contorcendo em dolorida e solitária dança para se livrar do casulo e finalmente abrir suas asas coloridas de borboleta.
E ante essa epífane da natureza continuamos a seguir a passos agora um pouco mais confiantes, tendo entretanto, a plena certeza, de que
os pedaços que ficaram para trás, nos tornarão mais inteiros!

1

Charice

Posted by Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sheila Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ on 4.12.08
Estava de bobeira "zapeando" pela Net, quando me chamou a atenção uma menina que pulava e vibrava com uma simpatia e simplicidade contagiante no programa da Oprah Winfrey.

Descobri que o nome dela era Charice Pempengco, Filipina de dezesseis anos, descoberta no último ano em um reality-show musical.
Pelo que li navegando na internet, Charice é de origem muito pobre e canta desde os quatro anos de idade, incentivada pela mãe.

Charice caiu nas graças de Oprah Winfrey, e através dela conseguiu realizar seu sonho de menina (bom, com dezesseis para mim continua uma menina): cantar ao lado de sua musa, Celine Dion. A música foi dedicada à mãe de Charice...

É... em meio a tanta escuridão, Deus não esquece nunca de seus filhos amados... continua enchendo o planeta com estrelas, que mais cedo ou mais tarde, encontram seu céu para brilhar!

Quer se emocionar um pouquinho? Assista...



Celine Dion & Charice Pempengco (DUET) "Because You Loved Me"

0

A tristeza permitida

Posted by Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sheila Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ on 2.12.08

Recebi hoje (como sempre, providencialmente), um texto que não só amo como assino embaixo. Em "A tristeza permitida", Martha Medeiros diz, em suma, o seguinte:

"Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip hop, e nem por isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor — até que venha a próxima, normais que somos."

O texto não é, nem de longe, um culto a tristeza, mas sim um fiel defensor do nosso direito a períodos de introspecção. Porque, explica a autora, "ficar triste é comum, é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro da nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido. Depressão é coisa muito mais séria, contínua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou com si mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem uma razão aparente — as razões têm essa mania de serem discretas."

Mais um ponto para a Martha.
Hoje reconheço claramente as manifestações da minha alma (anos e anos de terapia :-). Quando a tristeza me alcança, a primeira coisa que providencia é o fechamento temporário da minha boca. Tenho uma necessidade visceral de ficar quieta. E, não é uma tentativa velada de ferir através da indiferença, ou de me proteger... é apenas a minha forma de focar toda a atenção para dentro de mim, porque é ali que está o problema... bem como, a solução. Acho que meu corpo inteiro se concentra na tarefa de restaurar minha harmonia, e até mesmo falar desperdiça uma energia que sequer disponho naquele momento em específico. Economia energética se torna o lema da vez.
Aliás, minha forma de verificar se estou em estado de "tristeza pura" ou em estado de "pura birra" (sim, sim, a Sheila birrenta às vezes tenta me passar a rasteira), é me fitando no espelho. Nestas horas a célebre frase "os olhos são o espelho da alma" não poderia ser mais adequada (e real). Um exame mais acurado revela que os olhos adquiriram uma outra tonalidade, perderam um pouco do brilho habitual, enfim, estão fechados para balanço. Minha sensação é de que eles estão chorando, sem entretanto derramarem qualquer lágrima (lembre-se que estou economizando).

Neste aspecto, acredito que ao longo da vida tenha conhecido de perto os extremos: ou escapava da tristeza como o diabo foge da cruz (assistia comédias, devorava livros alto astral, forçava a gargalhada e colocava colírio nos olhos), ou a cultivava como um bichinho de estimação extremamente frágil (ouvia àquelas músicas que até em estado normal me fazem soluçar, lia obituários e imaginava cada morte em detalhes, dando asas à minha imaginação trágica e exagerada... entendeu porque faço terapia?).
Hoje, talvez, esteja mais perto do equilíbrio. Quando esse sentimento me alcança, não fujo nem o abraço incondicionalmente. Apenas permito que ele se apodere do meu corpo, da minha mente e alma, e transmita o seu recado. Não o repilo, nem o afugento antes da hora.
Antigamente, tinha necessidade de falar, de expressar minha dor de todas as formas possíveis, de ferir na mesma proporção do meu ferimento, de conversar reiteradamente sobre o assunto com amigos, familiares, enfim, qualquer pobre coitado que atravessasse meu caminho. Hoje, o silêncio tem o poder de restaurar quase tudo, não preciso mais escutar o som da minha voz... a conversação é privada, de dentro para dentro. Talvez seja um demonstrativo de que minha auto-estima esteja melhorando, e de que hoje (finalmente!), eu possa contar comigo para o que der e vier.
Nosso Criador pensou em tudo. Meu corpo é uma máquina perfeita, que, quando realinhado com mente e espírito, sabe exatamente a hora de abrir a boca novamente. É só ter paciência para respeitar seu ritmo sagrado, e não tentar forçar a concha que se formou ao meu redor... no momento certo, ou, melhor dizendo, no "meu" momento certo, ela abrirá espontaneamente (óooooobvio, que neste ínterim, toda e qualquer forma de carinho será sempre muito bem-vinda, e poderá até agilizar todo o processo :-).

É libertador quando você passa a assumir sua cota de responsabilidade quanto a tristeza. Porque, a partir do momento em que você próprio cata, avalia e restaura os caquinhos e fissuras que se instalaram na alma, não mais precisa dar explicações a ninguém, e pode ainda seguir no ritmo que bem entender. Além do mais, você deixa de colocar seu bem-estar na mão de terceiros. Só que às vezes, essa liberdade se revela por demais... solitária. Nestas horas, quem sabe, vale colocar uma música e cantar a plenos pulmões... e se permitir embalar ao som da própria voz.

"De quando em quando, é imprescindível que dialogues contigo mesmo.
Que te contemples, a sós, na face espelhada da consciência.
Que te indagues quanto aos teus propósitos na vida.
Que efetues honesto balanço de tuas ações.
Que não sustentes qualquer ilusão a teu respeito.
Que não representes para ti mesmo.
Que te desnudes no silêncio de tuas reflexões.
Que te vejas como não ousas mostrar-se aos outros.
Que analises as tuas tendências e conheças as tuas inclinações.
Que estejas com Deus, sem que ninguém mais esteja contigo."
(Carlos Bacceli / Irmão José)


Danni Carlos - Coisas que eu sei

Copyright © 2009 Rasgando o verbo nas entrelinhas... All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.